Maquiagem

Maquiagem

Maquiagem: Batom

O batom é um daqueles itens indispensáveis na necessaire de toda mulher. Há aquelas que gostam dos mais básicos, e aquelas que não dispensam o as cores mais marcantes. A verdade é que o batom pode fazer totalmente a diferença no resultado final de uma maquiagem.

Maquiagem

E saiba que esse item é bem antigo, estima-se que Cleópatra já fazia uso do batom, nessa época o item de beleza era feito com produtos naturais.

As mulheres gregas mais pobres faziam uma combinação de uma planta de raiz vermelha e de cera de mel, tudo isso para que seus lábios ficassem mais coloridos aumentando o poder de sedução. Já as gregas de classe mais alta usavam a tinta vermelha do óxido de ferro para causar o mesmo efeito.

No século XVI esse item de beleza ficou bastante popular, pois graças a rainha Elisabeth I havia um padrão de beleza para a época. Um rosto maquiado o mais branco que era possível para contrastar com os lábios vermelhos, ainda nessa época a produção do batom era bem diferente da que conhecemos.

Foi no século 19 que o primeiro batom para ser oficialmente comercializado entrou no mercado, o material ainda era bem diferente, mas já começava a ter alguns cuidados a mais, como um aplicar específico para o item.

Depois disso a popularidade do produto só continuou aumentou, até que chegou a fórmula que conhecemos hoje.

Tipos de Batom

Batom Matte

O batom matte com certeza é o queridinho dos últimos anos. Seu efeito “seco” na boca faz o maior sucesso, e realmente dá um toque a mais no resultado final da maquiagem, o batom também é bem conhecido por proporcionar longa duração, e não ser “estragado” facilmente.
As cores do batom matte vão de tons de nude até tons de preto! O único cuidado que esse batom exige é na hora de passar, um erro pode te custar horas tentando retocar a maquiagem, a nossa dica é que você desenhe os lábios com lápis antes, e passe o batom por cima.

Batom acetinado

O batom acetinado é aquele usado para dar um ar mais natural a produção fina, ele serve para dar uma corzinha mais discreta e ao mesmo tempo hidratar os lábios. O efeito dele é bem diferente do batom matte, por exemplo. Já que fica mais molhado na boca.

Batom Cremoso

O batom cremoso pode ser até um pouco parecido com o acetinado, o que difere os dois é basicamente a pigmentação.

O batom cremoso possui uma pigmentação maior, dando realmente um efeito mais “tcham’’ ao resultado final da produção. Além disso ele possui um leve brilho, hidrata os lábios e de extremamente de fácil aplicação.

Batom

Gloss

Já o gloss é utilizado para dar somente um brilhinho na boca, no caso do incolor, não deixar seca.

Também é utilizado por cima de um batom com cor, seja para dar mais brilho ou deixar o batom de baixo mais molhadinho.

Batom cintilante

O batom cintilante pode ser encontrado de duas formas, com o acabamento metalizado ou com o acabamento pérola. Acabamento metalizado acaba sendo utilizado para ocasiões noturnas, enquanto o de pérola pode ser utilizado em diversos tipos de maquiagem.

A duração desse batom geralmente é média, de fácil aplicação, e por ser cintilante dá um leve brilho aos lábios.

Batom vinil

O batom vinil é o batom do poder. O motivo? Ele pode transformar qualquer maquiagem / look básico em uma superprodução! O batom vinil possui cores intensas e carregadas de muito brilho. Sendo um batom odiado ou bem amado, depende do seu estilo, e também da maquiagem que você deseja fazer.

As cores que estão em alta

Vermelho: Nem precisamos comentar, né? Um clássico que nunca vai sair de moda.

Batom vermelho alaranjado: Esse batom está fazendo sucesso pela sua capacidade de ficar bom em todos os tons de pele.

batom

Batom vermelho com fundo rosado: Devido a sua versatilidade, pode ser usado para produções noturnas e durante o dia para uma make básica.

Gostou do nosso artigo de hoje Curta e Compartilhe nossa página Jeito de mulher e confira muito mais.

Envie seu comentário